PERGUNTAS FREQUENTES

As armas leves, de porte individual, podem ser classificadas em dois grandes grupos: as de canos raiados e as de canos não raiados ou de alma lisa. As de canos raiados podem ser curtas (revólveres, pistolas, garruchas, etc.) ou longas (carabinas, rifles, fuzis, etc.) e as de alma lisa (espingardas) destinam-se à caça, defesa ou tiro esportivo (pratos).

O raiamento consiste em uma hélice usinada no interior do cano com a função de imprimir ao projétil um movimento de rotação destinado a estabilizá-lo durante sua trajetória.

Independente de suas características (curta, longa, raiada ou não raiada) utilizam munições que podem ser dos mais variados tipos, identificadas sempre pelo calibre.

Um revólver pode ser definido como uma arma de defesa enquanto que uma pistola seria melhor definida como uma arma de combate. O revólver é mais seguro e está sempre pronto para ser utilizado sem que tenhamos que nos lembrar se está travado ou não; em caso de falha de munição outro disparo pode ser efetuado utilizando a própria mão da empunhadura. Por outro lado, possui pequena quantidade de cartuchos e é de difícil recarregamento.

As pistolas possuem grande capacidade de número de cartuchos, podem ser disparadas e recarregadas mais rapidamente, mas são mais sensíveis à qualidade da munição e podem apresentar falhas de funcionamento caso não sejam mantidas em perfeitas condições de limpeza e, em caso de falha, necessitamos das duas mãos para colocá-las novamente em condições operacionais.

O “Choke” é uma redução no diâmetro da boca do cano de uma espingarda. Essa redução força o agrupamento da coluna de bagos de chumbo, mantendo-os unidos, por maior distância, ao longo da trajetória.

No Brasil, os “Chokes” mais utilizados em espingardas são os cilíndricos, os modificados e os plenos. Uma maneira de entender a atuação dos “Chokes” é verificar a distância do alvo e encontrar o diâmetro da “rosada” previsto para cada tipo de “Choke”. Por exemplo, a 30 jardas (27,4 metros) com ‘Choke” pleno o diâmetro da “rosada” seria de 0,90 m, com o modificado de 1,00 m e com o cilíndrico de 1,50m.

As armas devem ser limpas após sessão de tiro. Leia o manual do produto na íntegra e aprenda a fazer desmontagem básica da arma para poder melhor limpá-la. Utilize varetas de limpeza com escovas de latão de diâmetro adequado para o calibre da arma e pedaços limpos de pano e, sempre que possível, limpe o cano no sentido da câmara para a boca. Utilize, também, solventes adequados para retirar os resíduos do cano e de outras partes da arma.

Após a limpeza, lubrifique levemente com óleo apropriado para armas, todas as partes móveis da arma. Não deixe óleo dentro do cano nem lubrifique o tambor do revólver ou o carregador de uma pistola quando estes já estiverem municiados.

Sim! Munições são compostas por elementos químicos: mistura iniciadora contida na espoleta e pólvora contida no estojo. Esses elementos, em contato com qualquer tipo de óleo, perdem suas características físico-químicas, prejudicando o desempenho da munição que tem assim seu comportamento balístico alterado, levando a um tiro “chocho”, podendo, inclusive, fazer com que o projétil fique parado no cano ou mesmo causar a nega do disparo.

Para evitar este problema, siga as seguintes recomendações:

– Na manutenção da arma, retire sempre todas as munições antes da utilização de qualquer óleo ou solvente, inclusive por questão de segurança.
– Nunca deixe excesso de óleo ou solvente na arma.
– Guarde a arma de fogo sempre separada da munição.

A princípio, qualquer rifle operado por sistemas de ferrolho (como é o caso do 8022) é mais preciso do que qualquer outro tipo (alavanca, semi-automático, etc.)

O alcance máximo em condições ideais de tiro pode ultrapassar 200 metros. Todavia, nessa distância o projétil quase não possui mais energia e precisão. Para utilização prática com precisão, armas de pressão devem ser utilizadas em distância não muito superiores a 10 metros.

O alcance máximo em condições ideais de tiro pode ultrapassar 200 metros. Todavia, nessa distância o projétil quase não possui mais energia e precisão. Para utilização prática com precisão, armas de pressão devem ser utilizadas em distância não muito superiores a 10 metros.

Ambas as lunetas possuem lentes de 4 aumentos.

A luneta 4×20 possui objetiva de 20 mm de diâmetro com a qual se visualiza um campo de 20 pés (6,10 m) a uma distância de 100 jardas (91,4m). A luneta 4×32 tem uma objetiva de 32 mm de diâmetro e possui um campo de visualização de 32 pés (9,75 m) à mesma distância.

O excesso de manuseio (municiamento e desmuniciamento) pode causar danos à espoleta, estojo ou projétil. Tal condição pode comprometer o perfeito funcionamento das munições, portanto não é recomendado utilizar repetidamente o mesmo cartucho em vários ciclos de carga e descarga no armamento.